AÇÃO COMUNITÁRIA PREPARANDO PESSOAS PARA A VIDA

FAÇA A SUA DOAÇÃO AGORA

Todos os projetos têmum benefício em comum:Preparar os jovens para ummundo de possibilidades.

Conheça nossos parceiros Conheçatodos os programas.

O Jovem e Seu Projeto de Vida

A Ação Comunitária lançou em 31 de julho de 2013 o livro O Jovem e Seu Projeto de Vida, resultante das atividades do Projeto Geração e viabilizado com recursos captados por meio do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente.

A publicação tem como objetivo apresentar a metodologia socioeducativa desenvolvida pela Ação Comunitária ao longo dos anos e assim contribuir para a formação teórica e prática de educadores e docentes que atuam diretamente no processo educativo de adolescentes e jovens.

A metodologia apresentada tem foco no desenvolvimento do autoconhecimento do jovem, assim como na melhora de sua habilidade de explorar a realidade e elaborar um olhar crítico sob o ambiente ao seu redor. Esse processo é possível apenas com a capacitação adequada do educador, que atua como agente de transformação social e tem o potencial de multiplicar conhecimentos e estimular reflexões.

Tais propostas buscam contribuir para o surgimento de um mundo com pessoas ativas e protagonistas de suas próprias realidades, que tenham grande potencial para promover mudanças.

Viver Comunidade! Lazer e Fortalecimento Comunitário

O projeto Cultura e Lazer, realizado por meio de recursos do Fundo Municipal da Criança e do Adolescente, teve como um de seus resultados a publicação da obra Viver Comunidade! Lazer e Fortalecimento Comunitário, lançado no dia 31 de julho de 2013.

A publicação tem como foco apresentar a prática da Ação Comunitária no desenvolvimento de atividades de cultura e lazer para cidadãos da periferia de São Paulo, buscando colaborar com a multiplicação de metodologias eficientes em outros espaços.

O projeto compreende o lazer como essencial para o desenvolvimento do indivíduo e o fortalecimento comunitário sob uma perspectiva cidadã, agregando educandos atendidos pelos programas nas entidades sociais e seus familiares e provendo assim uma formação completa e integrada.

Dentre os ideais e valores do projeto, a Ação Comunitária compreende que através da cultura, esporte e da vivência em comunidade, os cidadãos se reconhecem, identificam problemáticas e necessidades comuns e se respeitam mais, tornando-se capazes de atuar de forma proativa e de promover transformações significativas em suas próprias realidades.

A metodologia do Projeto é toda baseada em pesquisas que relacionam o lazer ao exercício da cidadania realizadas por Reinaldo Pacheco, especialista em lazer pela USP e parceiro da Ação Comunitária.