AÇÃO COMUNITÁRIA PREPARANDO PESSOAS PARA A VIDA

FAÇA A SUA DOAÇÃO AGORA

Fique por dentro dasinformações e notícias sobrea Ação Comunitária e o universo dos jovens.

faça a sua doação,colabore Conheçatodos osprogramas.

Ação comunitária e Catho juntas para inserir jovens no mercado de trabalho

Confira a entrevista de Mauricio Guimarães, Gerente de Relacionamento e Mobilização de Recursos da Ação Comunitária.

 

Por Roni Silva

Cada vez mais as organizações percebem que agir em prol da sociedade é uma atividade fundamental para sua atuação, afinal contribuir com ações e causas socialmente responsáveis é uma excelente maneira de contribuir para um futuro promissor.

A Catho é uma destas organizações que entendem que o seu papel social pode ir muito além, por isso é parceira em projetos diversos como a Ação Comunitária, uma organização sem fins lucrativos com mais de 45 anos de existência, que investe em inclusão e proteção social de crianças, adolescentes e jovens.

Confira na sequência uma entrevista com Maurício Guimarães, Gerente de Relacionamento e Mobilização de Recursos da Ação Comunitária e conheça mais sobre a organização, seus projetos e a parceria com a Catho.


O que é a Ação Comunitária? O que fazem? Quais os principais objetivos da organização?

 A Ação Comunitária é uma organização sem fins lucrativos que há 47 anos investe em inclusão e proteção social de crianças, adolescentes e jovens, por meio de serviços socioeducacionais, de desenvolvimento comunitário e articulação de oportunidades profissionais.

A organização é gerida por empresários e seus objetivos são fundamentados por três eixos que são:

  • Educação: Eleva a qualidade de serviços socioeducativos, com ações sociais, culturais e de educação integral.
  • Desenvolvimento Comunitário: Desenvolve comunidades e conecta pessoas por meio de ações e formações de lideranças. Possui foco sociocultural.
  • Orientação para o trabalho: Promove desenvolvimento profissional e pessoal de jovens. As ações são focadas em oportunidades de formação continuada e inserção no mercado de trabalho.

 

De onde vocês recebem recursos financeiros?

A Ação Comunitária conta com doações pessoais, de empresas, patrocínio de organizações em projetos de renúncia fiscal, além de uma linha própria de brindes personalizados para empresas que comercializamos.


Quais os diferenciais da Ação Comunitária?

Nossas ações visam promover o protagonismo infanto-juvenil, onde o jovem é orientado a agir de maneira proativa, planejar e se organizar, por meio de diversos projetos que o fazem empreender. Estas atividades aumentam a motivação e deixa os jovens mais firmes e preparados para encarar desafios. Com o passar dos anos, estas ações acabam inserindo os jovens no mercado de trabalho.


Quanto tempo em média os assistidos pela organização permanecem em alguma ação e/ou programa?

Os programas da Ação Comunitária são continuados, cada novo projeto leva a essência do antigo com base e objetivos aperfeiçoados. Devido a esta continuidade os atendidos acabam ficando entre 0 e 18 anos em nossos programas. Os mais novos ficam para aproveitar todas as ações, os jovens normalmente saem aos 18, pois o objetivo deles é a inserção no mercado de trabalho, o que acaba acontecendo nesta faixa etária.


Comente sobre o novo programa da Ação Comunitária “CONEXÃO JOVEM”.

O Programa Conexão Jovem atenderá crianças de 6 a 18 anos em 19 comunidades da Zona Sul de São Paulo em situação de vulnerabilidade social. Contaremos com ações gerais de educação complementar, visto que esta faixa etária é a que mais necessita desta preparação.

As atividades propostas para este programa terão foco em letramento e numeramento, estes termos são inerentes à assistência social e diferem das nomenclaturas português e matemática, pois são baseadas em ações participativas e colaborativas que fazem os envolvidos terem pensamento estratégico e melhorarem  o raciocínio, ou seja, o conhecimento é desenvolvido.

O projeto pretende atingir 3700 crianças, adolescentes e jovens. Isso remete a uma competência fundamental e que diferencia a Ação Comunitária de outras instituições com fins sociais, trabalhamos em rede o que permite atender 29 outras organizações sociais com nossa metodologia.

O projeto terá um ano e dois meses de duração (agosto/2014 – outubro/2015) e será financiado pelo Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – FUMCAD e com recursos de empresas.


Quais os motivos que fazem da Catho uma parceira ideal para Ação Comunitária?

O contato com a Catho tem duas premissas: aumentar sustentabilidade do projeto, pois percebemos que o perfil da Catho tinha a ver com o da Ação Comunitária. Segundo, a Catho tem know-how sobre o mercado de trabalho o que tem a ver com um dos nossos eixos de atuação, ou seja, é uma oportunidade múltipla de se fazer o bem.

Além disso, temos uma área de inserção de jovens no mercado e desde 2005 já atendemos mais de 4000 jovens que encontraram dificuldade para se inserirem no mercado de trabalho, eles normalmente não chegam a Catho e esta é uma excelente maneira de aumentar a base de profissionais da Catho e auxiliar na atividade-fim da empresa: promover encontros entre profissionais e organizações.


Fonte: Ação comunitária e Catho juntas para inserir jovens no mercado de trabalho | Portal Carreira & Sucesso 

Compartilhar Curtir Voltar

Professores são motivados pela inovação, revela estudo

É o que mostra o relatório Mensurando Inovação na Educação divulgado pela OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).

Ação Comunitária participa do Circuito Paulista de Rugby Infantil 2013

Dia 26 de maio, nossas crianças e jovens participam da 4ª edição do Circuito Paulista de Rugby Infantil 2013, promovido pelo Bandeirantes Rugby Club. Atualmente, o rugby comunitário é uma das atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Cultura & Lazer. Venha conhecer o Projeto!

Você já viu a edição do segundo semestre do Jornal Jovem F5?

Em julho de 2013 foi lançada a edição mais recente do Jornal Jovem F5, uma produção dos jovens da Ação Comunitária que participam do Programa Preparação para o Trabalho. Não viu?! Confira!

Artigo de Milton Santos é destaque no DCI

O artigo “Empresa sustentável gera lucros”, escrito por Milton Santos, gerente de projetos socioeducacionais da Ação Comunitária, foi destaque no jornal DCI de hoje (23/08), referência no setor empresarial.