AÇÃO COMUNITÁRIA PREPARANDO PESSOAS PARA A VIDA

FAÇA A SUA DOAÇÃO AGORA

Fique por dentro dasinformações e notícias sobrea Ação Comunitária e o universo dos jovens.

faça a sua doação,colabore Conheçatodos osprogramas.

Formação continuada de professores tem baixa eficácia no Brasil

Estudo aponta que 70% das atividades de formação continuada não apresentam bons resultados

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Ayrton Senna em conjunto com The Boston Consulting Group com mais de 3 mil professores, gestores e especialistas, aponta que a ampla maioria das iniciativas governamentais de formação continuada para o aperfeiçoamento profissional de professores não tem apresentado bons resultados.

Os cursos de formação existentes, voltados a professores que já lecionam, têm dificuldade de focar nas questões práticas da sala de aula e do dia-a-dia escolar, restringindo-se muitas vezes apenas a uma teoria distante da realidade. Outros obstáculos dizem respeito também ao déficit de professores na rede pública e a falta de ofertas de iniciativas de capacitação na grande maioria das cidades.

Especialistas afirmam que a tutoria de professores mais experientes, a formação de ingressantes e a observação crítica na sala de aula são os itens que apresentam melhores resultados, mas que, no entanto, são os menos aplicados no país.

A pesquisa aponta alguns obstáculos para a melhoria das iniciativas: cursos de curto prazo que têm como consequência resultados superficiais; carência de incentivos formais; escassez de tempo dos profissionais; baixa aplicabilidade das propostas; falta de alinhamento das ações com o plano de carreira dos docentes e alta rotatividade.

Os resultados mostram que a maior eficiência dos programas acontece dentre os profissionais recém-chegados, que apresentam maior abertura para novos aprendizados e potencialidades para estimular mudanças. 

Compartilhar Curtir Voltar

Ação comunitária e Catho juntas para inserir jovens no mercado de trabalho

Confira a entrevista de Mauricio Guimarães, Gerente de Relacionamento e Mobilização de Recursos da Ação Comunitária.

Dividendo Social

Confira o artigo do Gerente de Mobilização de Recursos da Ação Comunitária, Mauricio Guimarães. 

Projeto Restaurante Escola ganha prêmio do Movimento Natura Acolher

Por meio da Gerente dos Cursos Profissionalizantes, Anadelli Braz, que também é Consultora Natura, nosso curso de Garçom/Garçonete foi um dos oito reconhecidos na Edição 2012/2013 do Prêmio Acolher.

Brincadeiras que Educam: patrocine o novo incentivado da Ação Comunitária

A Ação Comunitária já está em período de captação de recursos para seus três novos projetos incentivados. Clique aqui e saiba mais.