AÇÃO COMUNITÁRIA PREPARANDO PESSOAS PARA A VIDA

FAÇA A SUA DOAÇÃO AGORA

Projetos educativos querealizam sonhos. Isso é Ação Comunitária.

Baixe Auditoria 2013 Baixe o Relatório 2013

História

Em 1967 é fundada a Ação Comunitária do Brasil, resultado da atividade social de grandes empresários brasileiros.

Em seus 47 anos de trajetória, a Ação Comunitária vem construindo um sólido conhecimento na área socioeducativa e de desenvolvimento comunitário, que remete ao seu surgimento na década de 1960 quando grandes empresários como Francisco Matarazzo Sobrinho, Paulo Ayres Filho, Ruy Mesquita e José Martins Pinheiro Neto decidiram investir em projetos sociais arrojados que se diferenciassem do padrão tradicional assistencialista.

Tal espírito de pioneirismo perpetuou-se na cultura e nos valores da Ação Comunitária, que desde então busca atuar de forma inovadora, adaptando-se às necessidades de cada período e impulsionando o surgimento de novas tendências.

A primeira grande modificação ocorreu nos anos 1970, quando começaram a ser estabelecidos os convênios com organizações de bairro, o que impulsionou o forte investimento na criação e aperfeiçoamento de metodologias pedagógicas devido à necessidade de ampliar o conhecimento e replicar as atividades em diferentes locais. As décadas seguintes foram marcadas pela busca por um atendimento completo e integrado, contemplando práticas de educação, saúde e cultura.

Com a virada do século e as demandas sociais emergentes nesta nova conjuntura, identificou-se a necessidade de revisão das formas de atuação, quando se optou pela restrição do atendimento a crianças, adolescentes e jovens, com foco em serviços socioeducativos, desenvolvimento comunitário e profissionalização de jovens.

Em 2013, um novo capítulo foi escrito. Como resultado do Planejamento Estratégico 2013 - 2018, a oferta de serviços sociais para inclusão social foi reorganizada para criar maior especialização e sinergia entre todas as áreas da organização. Estabeleceu-se como prioridades, além da manutenção do atendimento direto e indireto, a aproximação junto ao governo para influenciar políticas públicas, produção e a disseminação de conhecimento.

Voltar